A páprica é uma especiaria feita a partir de pimentões secos da família Capsicum Annum. Originária da América Central e do Sul, é principalmente fabricada na Hungria, Espanha, América do Sul e no estado americano da Califórnia. A cor da especiaria pode variar do vermelho escuro ao vermelho alaranjado e possui três variedades: defumada, picante e doce. A páprica defumada tempera muito bem pratos de arroz, lentilha e feijão, conferindo aquele sabor. Você também pode adicionar a páprica de sua preferência a refeições simples e diárias, espalhando uma pitada sobre ovos cozidos, legumes picados, molhos, batatas assadas, saladas, na pizza e no preparo de salsichas.
Benefícios à sua saúde: 1. Pode promover uma visão saudável. 2. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 3. Ajuda o controle de açúcar no sangue. 4. Combate a anemia. 5. Promove a saúde cardiovascular.
A páprica é rica em várias vitaminas, minerais e antioxidantes. Em particular, uma colher de sopa (6,8 gramas) possui 19% de suas necessidades diárias de vitamina A, compondo os principais antioxidantes pertencentes à família dos carotenoides, incluindo beta-caroteno, capsantina, zeaxantina e luteína. Destacam-se, ainda, as Vitaminas E, B6 e ferro. De seus carboidratos, metade são fibras, e a páprica traz, também, alguma proteína.
Benefícios à sua saúde: 1. Pode promover uma visão saudável. Os nutrientes da páprica, particularmente a luteína e a zeaxantina, têm sido associados a uma melhor saúde ocular e a um menor risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade. 2. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O composto anti-inflamatório capsaicina na páprica pode tratar a dor e combater a inflamação associada a uma variedade de condições. Os carotenoides e capsaicina também podem bloquear o crescimento de células cancerígenas e combater o estresse oxidativo. 3. Ajuda o controle de açúcar no sangue. A capsaicina na páprica pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e insulina, o que pode ser particularmente vantajoso para as pessoas com diabetes. 4. Combate a anemia. A páprica é rica em ferro e vitamina E, os quais ajudam a criar glóbulos vermelhos saudáveis responsáveis pelo transporte de oxigênio pela corrente sanguínea e que podem evitar a anemia. 5. Promove a saúde cardiovascular. A páprica ajuda a manter o sistema cardiovascular e a saúde do coração. A vitamina B6 reduz a pressão alta e também trata os vasos sanguíneos danificados. Possui capsantina, que é o principal carotenoide das especiarias. A capsantina encontrada na páprica promove um bom nível de colesterol que ajuda a manter a saúde cardiovascular.