As sementes de gergelim são pequenas sementes ricas em óleo que crescem em vagens na planta Sesamum indicum. Nossas sementes de gergelim branco são vendidas despeliculadas, revelando o embrião esbranquiçado no interior. As sementes de gergelim têm muitos benefícios potenciais para a saúde e são usadas na medicina popular há milhares de anos. Podem ser batidas em sucos, smoothies e shakes, polvilhando as massas de pães e biscoitos no pré-assamento, assim como espalhadas sobre saladas e frutas.
Benefícios à sua saúde: 1. Pode baixar o colesterol e triglicerídeos. 2. Pode ajudar a baixar a pressão arterial. 3. Pode reduzir a inflamação. 4. Pode ajudar no controle de açúcar no sangue. 5. São ricas em antioxidantes. 6. Pode suportar o seu sistema imunológico. 7. Pode ajudar no equilíbrio hormonal.
O gergelim é uma boa fonte de fibras. Três colheres de sopa (30 gramas) de sementes de gergelim descascadas fornecem 3,5 gramas de fibras, o que representa 12% da ingestão diária de referência (IDR). É também uma fonte nutritiva de proteína vegetal, ricas em metionina e cisteína, dois aminoácidos que as leguminosas não fornecem em grandes quantidades. As sementes de gergelim são, ainda, uma boa fonte de tiamina, niacina e vitamina B6, necessárias para o bom funcionamento do organismo e o metabolismo celular, além de lignanas, vitamina E, cálcio, magnésio, manganês, selênio e zinco. Há, ainda, traços de vitamina A.
Benefícios à sua saúde: 1. Pode baixar o colesterol e triglicerídeos. As sementes de gergelim podem ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo triglicerídeos elevados e níveis "ruins" de colesterol LDL. 2. Pode ajudar a baixar a pressão arterial. As sementes de gergelim são ricas em magnésio, o que pode ajudar a baixar a pressão sanguínea. Além disso, seus antioxidantes podem ajudar a prevenir o acúmulo de placas. 3. Pode reduzir a inflamação. Pesquisas preliminares sugerem que as sementes de gergelim e seu óleo podem ter propriedades anti-inflamatórias. 4. Pode ajudar no controle de açúcar no sangue. As sementes de gergelim podem ajudar no controle do açúcar no sangue, porque são pobres em carboidratos e ricos em proteínas e gorduras saudáveis. Além do mais, eles contêm um composto vegetal (pinoresinol) que pode ajudar nesse sentido. 5. São ricas em antioxidantes. Os compostos vegetais e a vitamina E nas sementes de gergelim funcionam como antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo em seu corpo. 6. Pode suportar o seu sistema imunológico. As sementes de gergelim são uma boa fonte de vários nutrientes importantes para o funcionamento do sistema imunológico, incluindo zinco, necessário para desenvolver e ativar certos glóbulos brancos que reconhecem e atacam micróbios invasores, além de vitamina B6 e vitamina E. 7. Pode ajudar no equilíbrio hormonal. As sementes de gergelim contêm fitoestrogênios, compostos vegetais semelhantes ao hormônio estrogênio, e podem ser benéficas para as mulheres quando os níveis de estrogênio caem durante a menopausa. Também contém vitamina B6 e sais minerais, especialmente selênio, que apoiam a produção de hormônios da tireoide.