O gengibre pertence à família botânica que também inclui cardamomo, galanga e açafrão. A espécie é descrita como nativa do sudeste da Ásia. Supõe-se que tenha se originado no sopé do Himalaia no norte da Índia e mais tarde tenha sido distribuído da Índia para o sul da China Central. Hoje, é amplamente cultivada em todo o mundo como uma das principais culturas comerciais de especiarias. A parte principal que é usada como tempero são os rizomas ou raiz de gengibre. A raiz do gengibre é tradicionalmente usada em alimentos doces populares da culinária ocidental, como bolo, pão e biscoitos.
Benefícios à sua saúde: 1. Trata a náusea. 2. Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 3. Ajuda a tratar a indigestão crônica. 4. Reduz a dor menstrual. 5. Reduz o colesterol. 6. Previne o desenvolvimento de câncer. 7. Ajuda a combater infecções.
Além do sabor aromático, picante e quente, o gengibre é uma boa fonte de nutrientes, vitaminas e minerais. É uma potência de vários nutrientes e compostos importantes presentes, comprovadamente controlando sintomas alérgicos, além de muitos outros problemas relacionados à saúde, sem nenhum tipo de efeito colateral. Entre os nutrientes, destacam-se carboidratos, vitaminas do complexo B, cobre, manganês, magnésio, potássio, ferro e fósforo. Além disso, muitos aminoácidos como triptofano, treonina, isoleucina, leucina e lisina também são encontrados no gengibre.
Benefícios à sua saúde: 1. Trata a náusea. O gengibre parece ser bastante eficaz contra a náusea. Ele tem um longo histórico de uso como remédio para doenças do mar e há certas provas de que pode ser tão eficaz quanto medicamentos prescritos. O uso frequente de gengibre pode aliviar náuseas e vômitos após a cirurgia e em pacientes com câncer submetidos à quimioterapia. 2. Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A dor muscular induzida pelo exercício pode ser facilmente curada com o uso regular de gengibre. No entanto, o gengibre não tem um efeito instantâneo, mas pode ser eficaz para diminuir a progressão diária da dor muscular. Supõe-se que esses efeitos sejam mediados pelas propriedades anti-inflamatórias. Também o estresse oxidativo e a inflamação crônica podem acelerar o processo de envelhecimento. Certas pesquisas sugerem que os antioxidantes e os compostos bioativos presentes no gengibre podem ajudar a prevenir respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro, combatendo a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo relacionado à idade. 3. Ajuda a tratar a indigestão crônica. Dor e desconforto recorrente na parte superior do estômago são geralmente descritos como Dispepsia (indigestão crônica). O esvaziamento tardio do estômago é a principal razão para indigestão. Notavelmente, o gengibre foi exibido para acelerar o esvaziamento do estômago em pessoas com esse distúrbio. 4. Reduz a dor menstrual. Dismenorreia ou dor menstrual geralmente se refere à dor sentida ao longo do ciclo menstrual da mulher. O gengibre é tradicionalmente usado para aliviar essa dor durante o ciclo menstrual. A pesquisa científica recomenda tomar cerca de 1 grama de gengibre em pó por dia, durante os primeiros 3 dias do período menstrual. O gengibre ajuda a controlar a dor com a mesma eficácia que o ibuprofeno e o ácido mefenâmico. 5. Reduz o colesterol. Pesquisas sugerem que o consumo regular de 3 gramas de gengibre em pó causou reduções significativas na maioria dos marcadores de colesterol. O extrato de gengibre ajuda a reduzir o colesterol LDL, reduções no colesterol total e triglicerídeos no sangue. 6. Previne o desenvolvimento de câncer. O extrato de gengibre tem sido considerado um uso alternativo para inúmeras formas de câncer. O 6-gingerol é uma das substâncias essenciais encontradas em grande quantidade no gengibre cru e possui propriedades anticancerígenas. 7. Ajuda a combater infecções. O gengibre em pó pode impedir o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias. É extremamente eficaz contra as bactérias orais relacionadas a doenças inflamatórias nas gengivas, como gengivite e periodontite.