O bicarbonato de sódio é um sal que se decompõe para formar sódio e bicarbonato na água; a solução resultante é ingerida para aliviar sintomas de má digestão, ou empregada na higiene dentária, entre outras possibilidades. Devido à capacidade do bicarbonato de sódio liberar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado na alimentação como agente levedante (fermento químico) no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos.
Benefícios à sua saúde: 1. Combate a azia e má digestão. 2. Remove a placa dentária. 3. Pode melhorar o desempenho de exercícios em atletas.
A ingestão de bicarbonato de sódio deve ser condicionada à pré-disposição do organismo para os parâmetros metabólicos adequados. O bicarbonato de sódio aumenta os ácidos no sangue chamados cetonas, que estão associados a uma complicação do diabetes na qual os níveis de ácido no sangue são muito altos; também pode aumentar a pressão arterial pela ingestão de sódio e diminuir a quantidade de ferro que o corpo absorve. Assim pessoas diabéticas, hipertensas ou com deficiência em ferro devem evitar bicarbonato de sódio.
Benefícios à sua saúde: 1. Combate a azia e má digestão. A decomposição de sódio e bicarbonato na água forma uma solução alcalina, o que significa que é capaz de neutralizar o ácido. Por esse motivo, o bicarbonato de sódio é frequentemente usado para tratar condições causadas por alta acidez no organismo, como azia. 2. Remove a placa dentária. Escovar os dentes com pasta de dente contendo bicarbonato de sódio diariamente por até 4 semanas pode remover a placa bacteriana melhor do que usar uma pasta de dente sem bicarbonato de sódio, especialmente em áreas da boca que são difíceis de alcançar com uma escova de dentes. 3. Pode melhorar o desempenho de exercícios em atletas. Pesquisas sugerem que tomar bicarbonato de sódio por via oral de uma a duas horas antes de um exercício de curta duração e alta intensidade melhora a potência durante o exercício em homens treinados. No entanto, tomar bicarbonato de sódio não parece melhorar o desempenho em mulheres ou não atletas. Além disso, parece não melhorar o desempenho durante exercícios que duram mais de 10 minutos.