A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca, um tubérculo nativo da América do Sul. A raiz da mandioca é relativamente fácil de cultivar e é um alimento básico em vários países da África, Ásia e América do Sul. A produção varia de acordo com o local, mas sempre envolve espremer o líquido amiláceo da raiz de mandioca moída. Depois que o líquido amiláceo sai, a água é deixada evaporar. Quando toda a água evaporou, um pó de tapioca fino é deixado para trás. Em seguida, o pó é processado na forma preferida, como flocos ou grãos. Grãos são a forma mais comum, frequentemente usados em chás, pudins e sobremesas, além de espessantes na culinária.
Benefícios à sua saúde: 1. Fornece calorias facilmente digeríveis. 2. Proporciona ganho de peso seguro. 3. Evita a anemia. 4. Apoia várias funções corporais.
A tapioca consiste quase que inteiramente de carboidratos ricos em amido. No entanto, uma xícara de grãos de tapioca fornece 30,4 miligramas (mg) de cálcio. A tapioca tem baixo teor de sódio e é uma boa fonte complementar de ferro. Uma xícara de grãos de tapioca fornece 2,4 mg do valor diário recomendado, que varia de 7 a 18 mg, dependendo da idade e do sexo. Para otimizar a absorção de ferro a partir de tapioca, é melhor consumi-lo ao lado de fontes de vitamina C. Isso aumenta a quantidade de ferro que o corpo absorve.
Benefícios à sua saúde: 1. Fornece calorias facilmente digeríveis. A tapioca tem a reputação de ser suave no estômago. Muitas pessoas acham mais fácil digeri-la do que preparados a partir de grãos ou nozes. Os médicos podem recomendar a tapioca como fonte adequada de calorias para pessoas com condições como síndrome do intestino irritável (SII) e diverticulite que podem causar crises digestivas. 2. Proporciona ganho de peso seguro. Pessoas que precisam ganhar peso rapidamente podem se beneficiar com a inclusão de tapioca na dieta. Uma xícara de grãos de tapioca fornece 544 calorias e 135 gramas (g) de carboidratos. Comer duas tigelas de pudim de tapioca por dia aumenta a probabilidade de uma pessoa ganhar peso sem aumentar também o risco de efeitos adversos por consumir muita gordura e colesterol. 3. Evita a anemia. O ferro presente na tapioca é um componente essencial da hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio para todas as partes do corpo. Se uma pessoa não tiver ferro suficiente no sangue, ela pode desenvolver anemia por deficiência de ferro. 4. Apoia várias funções corporais. O cálcio encontrado na tapioca participa de várias funções, entre as quais contração e dilatação dos vasos sanguíneos e músculos, comunicação entre nervos, coagulação sanguínea e fortalecimento de ossos e dentes.