As sementes de chia são pequenas sementes da planta Salvia hispanica, aparentada à hortelã, e já eram utilizadas como alimento básico pelos povos pré-colombianos. Elas podem ser consumidas cruas, adicionadas a sucos, mingau, pudim, smoothies ou a produtos de panificação. Você também pode polvilhá-las sobre pratos de cereais, iogurte, salada, legumes ou arroz. Devido à sua capacidade de absorver água e gordura, eles podem ser usados para engrossar molhos e como substitutos de ovos nas receitas. Eles também podem ser misturados com água e transformados em gel.
Benefícios à sua saúde: 1. Reduz o risco de doença cardíaca. 2. Mantém a saúde dos ossos. 3. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. 4. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante. 5. Promove saciedade e regulação intestinal. 6. Favorece massa magra e força muscular.
Apesar de seu tamanho pequeno, as sementes de chia são um dos alimentos mais nutritivos do planeta. São repletas de fibras, proteínas, ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e vários micronutrientes. Quase todos os carboidratos das sementes de chia são fibras. Isso lhes dá a capacidade de absorver 10 a 12 vezes o seu peso na água. Suas proteínas são de alta qualidade, muito mais altas que a maioria dos alimentos vegetais.
Benefícios à sua saúde: 1. Reduz o risco de doença cardíaca. Alguns estudos mostram que as sementes de chia reduzem significativamente a pressão arterial em pessoas com hipertensão, que é um forte fator de risco para doenças cardíacas. 2. Mantém a saúde dos ossos. As sementes de chia são ricas em cálcio, magnésio, fósforo e proteínas. Todos esses nutrientes são essenciais para a saúde óssea. O teor de cálcio é particularmente impressionante - 18% das necessidades diárias em 30 gramas, maior do que muitos produtos lácteos. 3. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Estudos mostram que as sementes de chia podem diminuir o aumento de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos, beneficiando possivelmente as pessoas com diabetes tipo 2. 4. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante. Evidências sugerem que comer sementes de chia pode reduzir um marcador inflamatório associado a um risco aumentado de doenças cardíacas e câncer. Elas também são repletas de antioxidantes que combatem a produção de radicais livres, evitando danos às moléculas celulares, retardando o envelhecimento e reduzindo o risco de doenças crônicas. 5. Promove saciedade e regulação intestinal. Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, as sementes de chia podem absorver de 10 a 12 vezes o seu peso na água, tornando-se semelhantes a gel e expandindo-se no estômago. Isso contribui para aumentar a saciedade. A fibra também alimenta as bactérias amigáveis do intestino. 6. Favorece massa magra e força muscular. As sementes de chia são proteínas de alta qualidade, muito mais altas que a maioria dos alimentos vegetais. Elas favorecem a constituição de massa magra e força muscular.