A quinoa é uma semente utilizada como alimento pelos povos pré-colombianos na Bolívia e Peru há milhares de anos, e que hoje é mundialmente conhecida como um superalimento, devido às suas características nutricionais. Existem muitos tipos de quinoa, variando tanto na cor quanto na composição. A quinoa mix oferece o melhor de cada uma das variedades, podendo ser servido como acompanhamento ou incorporado em outras receitas. Cozinhe-a e experimente-a com legumes picados, recheando pimentões, adicionada ao chili ou polvilhada em uma salada.
Benefícios à sua saúde: 1. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 2. Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. 3. Atua na constituição muscular. 4. Diminui os níveis de açúcar no sangue. 5. Regula os níveis de colesterol. 6. Colabora para a saúde digestiva.
A quinoa é rica em proteínas e um dos poucos alimentos vegetais que contêm quantidades suficientes de todos os nove aminoácidos essenciais. Também é rico em fibras, magnésio, vitaminas B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e vários antioxidantes benéficos, especialmente flavonoides.
Benefícios à sua saúde: 1. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A quinoa contém grandes quantidades de flavonoides, incluindo quercetina e kaempferol, sapominas e vitaminas com perfil antioxidante e anti-inflamatório. Estes nutrientes combatem o estresse oxidativo das células e evitam o desenvolvimento de doenças crônicas, inflamatórias e cancerígenas. 2. Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Outro benefício importante da quinoa é o seu alto teor de fibras, entre as quais a solúvel, que pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o índice glicêmico da quinoa é de cerca de 53, o que é considerado baixo. No entanto, ainda é relativamente alto em carboidratos. 3. Atua na constituição muscular. A quinoa é uma fonte completa de proteína que tem todos os aminoácidos essenciais exigidos pelo corpo. Esses aminoácidos atuam como blocos de construção que ajudam principalmente na formação de proteínas que, por sua vez, ajudarão na constituição, reparação e funcionamento muscular. 4. Diminui os níveis de açúcar no sangue. Fitoquímicos presentes nas sementes de quinoa tem propriedades anti-diabéticas. Ajudam na redução dos níveis de glicose no sangue em casos de hiperglicemia (glicemia alta). Além de apoiar a redução de níveis de açúcar, as sementes de quinoa também ajudam na regulação de lipídios e proteínas. 5. Regula os níveis de colesterol. As sementes de quinoa podem ajudar na regulação dos níveis de colesterol e na manutenção de lipídios favoráveis no corpo. Elas contribuem para diminuir o colesterol total, triglicérides e LDL (colesterol ruim), ao mesmo tempo em que aumentam o HDL (colesterol bom). 6. Colabora para a saúde digestiva. A quinoa possui alto teor de fibras que ajuda na manutenção da boa saúde digestiva e na prevenção da prisão de ventre. A quinoa também aumenta a saciedade e limita a ingestão de alimentos.