A macadâmia é uma semente nativa da Austrália, e atualmente estão entre as principais culturas comerciais do Havaí e da África do Sul. As macadâmias têm um ótimo sabor, são extremamente versáteis e podem ser usados em tudo, desde entradas a pratos principais, lanches e sobremesas. Use-as quebradas na salada, no preparo de pastas, adicionadas a granolas, na massa de biscoitos, em muffins, entre muitas outras opções.
Benefícios à sua saúde: 1. Melhora a saúde do coração. 2. Pode melhorar os níveis de açúcar no sangue. 3. Fortalece a estrutura óssea. 4. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 5. Preserva a saúde cerebral. 6. Regulariza a função intestinal.
As nozes de macadâmia são ricas em nutrientes: proteína, fibras, ácido oleico e ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas A, B6, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, selênio e zinco. As nozes de macadâmia contêm antioxidantes como polifenóis e flavonoides. Também são boas fontes de carboidratos, como sacarose, frutose, glicose, maltose e alguns carboidratos à base de amido.
Benefícios à sua saúde: 1. Melhora a saúde do coração. Como é rica em fibras e outros minerais como magnésio e potássio, a macadâmia ajuda a regular a pressão arterial. Os ácidos graxos monoinsaturados podem ajudar a diminuir o colesterol ruim. 2. Pode melhorar os níveis de açúcar no sangue. As nozes de macadâmia têm um perfil único de macro e micronutrientes e outros compostos bioativos que ajudam a melhorar os níveis de açúcar no sangue e combater os efeitos nocivos do diabetes. 3. Fortalece a estrutura óssea. As nozes de macadâmia são boas fontes de cálcio, magnésio e potássio, três minerais conhecidos por melhorar a saúde óssea. O fósforo na macadâmia promove a mineralização dos dentes e ossos. 4. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos demonstraram que a macadâmia combate o estresse oxidativo. As nozes de macadâmia também são boas fontes de ácido alfa-linoleico, um tipo de ácido graxo ômega-3 anti-inflamatório que ajuda a tratar a inflamação e evita a artrite subsequente. 5. Preserva a saúde cerebral. A macadâmia contém ácido palmitoleico, componente importante da mielina, camada gordurosa que protege as células nervosas do cérebro. Acredita-se também que o ácido oleico nas nozes previna o AVC. Cobre, vitamina B1, manganês e magnésio ajudam na produção de neurotransmissores saudáveis. Os ácidos graxos podem melhorar a memória e prevenir várias doenças neurológicas. 6. Regulariza a função intestinal. A macadâmia contém fibras, o que pode promover a saúde intestinal. Estudos mostram que a fibra alimentar pode ter efeitos benéficos na microbiota intestinal. Também é particularmente rica em cobre, que pode apoiar as reações enzimáticas que melhoram a saúde digestiva.