O cultivo de sementes de linhaça no Oriente Médio remonta há milhares de anos, e existem evidências de que o cultivo pode ter começado ainda durante a Era Neolítica. De lá para cá, a cultura está presente no mundo todo. Na atualidade, é um ingrediente versátil para ser adicionado ao mingau, a cereais, à massa de muffin, biscoito ou pão, a shakes, às frutas ou a legumes cozidos.
Benefícios à sua saúde: 1. Faz bem ao coração. 2. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 3. Apoia a saúde digestiva. 4. Alivia sintomas da menopausa.
Entre os alimentos comumente consumidos, as sementes de linhaça são uma fonte incomparável de polifenóis, um grupo muito importante de antioxidantes, relacionados às fibras, chamados lignanas. A linhaça é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3, assim como uma fonte muito boa de fibra alimentar, vitamina B1 e cobre. Ela também é uma boa fonte dos minerais magnésio, fósforo e selênio.
Benefícios à sua saúde: 1. Faz bem ao coração. A linhaça aumenta nossa ingestão de ômega-3 e, ao fazê-lo, diminui nosso risco de pressão alta. Também foi demonstrado que a ingestão de linhaça diminui a proporção de colesterol LDL para o HDL (o bom colesterol). O risco de estresse oxidativo nos vasos sanguíneos também pode ser reduzido pela ingestão de linhaça, graças ao manganês e às lignanas. 2. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O estresse oxidativo e a inflamação excessiva são fatores de risco comuns para uma ampla variedade de problemas, como a resistência à insulina, diabetes tipo 2, asma, obesidade, câncer e síndrome metabólica. A ingestão de linhaça pode diminuir o risco de doenças crônicas, com seus minerais e polifenóis aumentando nossa proteção antioxidante e anti-inflamatória. 3. Apoia a saúde digestiva. O forte teor de fibras das sementes de linhaça - incluindo sua fibra mucilaginosa - ajuda a retardar o esvaziamento gástrico e pode melhorar a absorção intestinal de nutrientes. As fibras de linhaça também ajudam a estabilizar a passagem de alimentos pelo intestino. 4. Alivia sintomas da menopausa. Alguns estudos relacionam os nutrientes das sementes de linhaça como possíveis auxiliares no tratamento dos sintomas na perimenopausa e na pós-menopausa, bem como durante a terapia de reposição hormonal (TRH).