O cultivo da linhaça já era praticado no Egito antigo. Na Ásia, desempenha um papel na medicina ayurvédica há milhares de anos. No ocidente, durante séculos, as sementes de linhaça dourada são valorizadas por suas propriedades protetoras da saúde. Elas podem ser facilmente introduzidas à sua dieta diária: adicionadas ao seu iogurte favorito; à granola; às massas de preparo de biscoitos, bolo ou pão; em smoothies, para engrossar a consistência; à água, como substituto do ovo para dar liga.
Benefícios à sua saúde: 1. Mantém a saúde do coração. 2. Tem propriedades anticancerígenas. 3. Favorece a função intestinal. 4. Pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.
Sementes de linhaça dourada são boas fontes de muitos nutrientes. Seus benefícios para a saúde devem-se principalmente ao conteúdo de gorduras ômega-3, lignanas e fibras. A linhaça dourada é a melhor fonte de ômega-3. As lignanas possuem poderosas propriedades antioxidantes e estrogênicas. No tocante às fibras, as sementes de linhaça dourada contêm dois tipos de fibra alimentar - solúvel (20-40%) e insolúvel (60-80%).
Benefícios à sua saúde: 1. Mantém a saúde do coração. As sementes de linhaça são uma fonte rica de ácidos graxos ômega-3 ALA. Provou-se que os ácidos graxos ALA de origem vegetal têm benefícios à saúde do coração e estão associados a um menor risco de derrame. O consumo diário de sementes de linhaça por mais de três meses pode reduzir a pressão arterial em 2 mmHg, o suficiente para reduzir o risco de morrer de acidente vascular cerebral (AVC) em 10% e de doença cardíaca em 7%. 2. Tem propriedades anticancerígenas. As sementes de linhaça dourada contêm um grupo de nutrientes chamados lignanas, que possuem poderosas propriedades antioxidantes e estrogênicas. Eles podem ajudar na prevenção do câncer de mama e próstata, além de outros tipos de câncer. 3. Favorece a função intestinal. Com tanta fibra embalada em cada semente minúscula, a adição de sementes de linho à sua dieta promove movimentos intestinais regulares e pode melhorar sua saúde digestiva. 4. Pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. As sementes de linho podem diminuir o açúcar no sangue devido ao seu teor de fibras insolúveis. Eles podem ser uma adição benéfica à dieta de pessoas com diabetes.