As sementes de girassol são colhidas das grandes cabeças de flores da planta, que podem medir mais de 30 cm de diâmetro. Uma única cabeça de girassol pode conter até 2.000 sementes. As sementes de girassol descascadas têm um sabor suave e aveludado, e uma textura firme, mas macia. Elas podem ser consumidas cruas ou torradas, como ingrediente de pão de grãos múltiplos e barras nutricionais, bem como acrescentadas a granolas.
Benefícios à sua saúde: 1. Tem ação anti-inflamatória e antioxidante. 2. Protege o coração da pressão arterial elevada. 3. Ajuda a reduzir a taxa de açúcar.
As sementes de girassol são especialmente ricas em vitamina E e selênio. Estes funcionam como antioxidantes para proteger as células do seu corpo contra os danos dos radicais livres, que desempenham um papel em várias doenças crônicas. Além disso, as sementes de girassol são uma boa fonte de magnésio, proteína, ácidos graxos linoleicos e vários compostos vegetais benéficos, incluindo ácidos fenólicos e flavonoides - que também funcionam como antioxidantes.
Benefícios à sua saúde: 1. Tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Os flavonoides e outros compostos vegetais das sementes de girassol ajudam a reduzir a inflamação, assim como a vitamina E inibe marcadores associados à inflamação crônica que pode desencadear doenças crônicas. 2. Protege o coração da pressão arterial elevada. Sementes de girassol possuem compostos que bloqueiam uma enzima que causa a contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial. O magnésio também ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial, assim como o ácido linoleico, usado pelo organismo para formar um composto semelhante ao hormônio que relaxa os vasos sanguíneos, promovendo uma pressão mais baixa. 3. Ajuda a reduzir a taxa de açúcar. Estudos sugerem um efeito redutor do açúcar no sangue pelo consumo de sementes de girassol, parcialmente causado pelo ácido clorogênico composto da planta. A adição de sementes de girassol a alimentos como pão também diminui a taxa de esvaziamento do estômago, permitindo uma liberação mais gradual de açúcar dos carboidratos.