O amendoim torrado sem sal foi previamente torrado e descascado, e apresenta índices naturalmente muito baixos em sódio. O amendoim pertence à família das leguminosas, juntamente com feijões e ervilhas. Como a maioria das leguminosas, é uma excelente fonte de proteína à base de plantas. Pode ser usado como ingrediente de saladas, de molhos e de várias preparações culinárias salgadas e doces (farofas, paçocas, pé de moleque) e também ser adicionado a granolas, iogurtes e saladas de frutas.
Benefícios à sua saúde: 1. Apoia a saúde do coração. 2. Mantém um peso saudável. 3. Ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue. 4. Suplementa a sua atividade física.
O amendoim é uma fonte especialmente boa de gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Apesar de ser rico em calorias, o amendoim é rico em nutrientes - potássio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B - e pobre em carboidratos. Cerca de metade das necessidades diárias de proteína de uma pessoa é fornecida em uma porção de 100 gramas de amendoim. A maioria das gorduras dos amendoins são ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que são tipos saudáveis de gordura. Também é uma boa fonte de fibra alimentar, contendo em torno de 8,5 g por 100 g, o que representa um quarto da ingestão de fibras recomendada para um homem ou um terço para as mulheres. As vitaminas e minerais participam de diversos processos orgânicos e são muito benéficos à atividade física.
Benefícios à sua saúde: 1. Apoia a saúde do coração. O amendoim contém mais gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas saudáveis do que as gorduras saturadas. Essa proporção de gordura do amendoim torna-o mais benéfico para o coração do que as fontes de gordura com uma proporção maior de gorduras saturadas. 2. Mantém um peso saudável. Como os amendoins são cheios de gorduras, proteínas e fibras saudáveis, eles fazem um lanche satisfatório. Comê-los com moderação pode ajudar uma pessoa a manter um peso saudável. Estudos associaram o consumo regular de amendoim a um risco ligeiramente menor de ganho de peso e obesidade ao longo de oito anos do que aquelas que raramente comiam, assim como na redução do risco de obesidade de uma pessoa em cinco anos. 3. Ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue. O amendoim tem um baixo índice glicêmico (IG), o que significa que não causa grandes picos nos níveis de açúcar no sangue. O amendoim ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue porque ele é relativamente baixo em carboidratos, mas rico em proteínas, gorduras e fibras. A fibra retarda o processo digestivo, permitindo uma liberação mais constante de energia, e a proteína leva mais tempo para quebrar do que os carboidratos simples. 4. Suplementa a sua atividade física. O amendoim contém magnésio e potássio, mantendo a saúde dos músculos e favorecendo a contração muscular. Também é uma fonte de energia, com os macronutrientes – proteína, gordura e fibras - melhorando o rendimento no treino e favorecendo a hipertrofia e recuperação muscular. Já as vitaminas do complexo B favorecem a tonicidade muscular e auxiliam as enzimas relacionadas ao metabolismo energético.