Os benefícios da farinha de banana verde
- Previne a diabetes;
- Ajuda emagrecer;
- Melhora o trânsito intestinal;
- Reduz o colesterol.
Os benefícios da farinha de banana verde
Previne a diabetes
Uma das grandes vantagens de se incluir a farinha de banana verde na dieta está relacionada com a prevenção da diabetes tipo 2.
A banana verde possui baixo índice glicêmico, ou seja, seu amido é digerido devagar e por isso sua digestão é considerada lenta.
Essa atividade mais vagarosa reduz a quantidade de glicose circulante no sangue e evita que aconteça a liberação em excesso de insulina, prevenindo a manifestação da diabetes tipo 2.
Esse farelo é indicado para compor a dieta de pessoas com diabetes sobretudo por apresentar a diminuição na absorção de glicose.
Emagrece
Se controlada, a glicose também contribui para o controle da saciedade e evita que a gordura se acumule. Esses dois efeitos são consideráveis quando o assunto é combate e tratamento da obesidade, doenças coronárias e dislipidemias (colesterol elevado e gorduras no sangue.
Por ser composta do amido resistente, a farinha da banana verde demora mais para ser digerida. Ficando mais tempo no estômago, esse ingrediente retarda a fome, reduzindo a quantidade de alimento consumido ao dia.
Melhora o trânsito intestinal
O amido resistente também pode servir de base para o desenvolvimento de microrganismos probióticos, funcionando como agente prebiótico. Essa atuação é importante para a saúde do trato intestinal.
Os probióticos são microrganismos vivos que, quando são consumidos, agem no trato gastrintestinal estimulando o funcionamento saudável. A função deles é a de proteger a parede intestinal – que é a principal porta de entrada de nutrientes do organismo – de agentes causadores de doenças, como o câncer de cólon, por exemplo. Já o prebióticos estimulam o crescimento benéfico dos probióticos.
Juntos, tornam a flora intestinal equilibrada auxiliando na absorção de nutrientes como o ferro, o cálcio e vitaminas, reduzem a absorção de gordura e açúcares e evitam a constipação.
Reduz o colesterol
A introdução do amido resistente da farinha da banana verde na dieta tem relação direta com a diminuição dos níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), assim como com a redução de triglicerídeos no sangue.
O colesterol é produzido pelo fígado para digerir gorduras. Depois de exercer sua função ele é absorvido e eliminado pelo intestino. No entanto, numa flora intestinal desregulada, há uma má absorção e o colesterol vai parar na corrente sanguínea.
A farinha de banana verde melhora a atuação dos intestinos, fazendo com que eliminem corretamente o colesterol. Essa ação diminui o surgimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão e doenças do coração.
Como usar a farinha de banana verde?
Graças a seu sabor neutro e textura semelhante ao trigo, o amido da banana verde pode substituir a farinha de trigo sem prejuízo para as receitas, podendo ser usado na produção de bolos, panquecas e biscoitos.
Também pode ser adicionado em sopas, vitaminas, sucos, iogurtes, no feijão ou em frutas, além de misturado em água para ser tomado em jejum.