O amaranto é considerado uma erva daninha em grande parte do mundo, mas suas sementes semelhantes a grãos já eram utilizadas como alimento por povos pré-colombianos na América há centenas de anos. Tem aproximadamente o mesmo rendimento que muitos grãos comumente usados, como arroz, e um valor nutricional semelhante ao da quinoa, o que a torna uma semente que vale a pena experimentar. O amaranto em flocos é adequado para fazer um mingau suave e cremoso, adicionado a sopas para engrossar e fornecer textura, como cereal de café da manhã, acrescido a iogurte ou misturado a frutas e a outros flocos.
Benefícios à sua saúde: 1. Favorece funções construtoras em seu corpo. 2. Apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 3. Mantém a saúde do coração. 4. Regula a absorção de alimentos.
Entre os nutrientes do amaranto em flocos, se destacam carboidratos, proteína, fibra e vitamina B2. Contêm aminoácidos essenciais com quantidades particularmente significativas de lisina, que tem função fundamental na geração de energia celular. Além de ser uma proteína completa, as sementes de amaranto possuem minerais como ferro e cálcio. O amaranto tem um índice maior de cálcio do que muitos cereais, e contém baixa quantidade de ácido fítico, taninos e oxalatos, favorecendo a absorção do cálcio pelo organismo.
Benefícios à sua saúde: 1. Favorece funções construtoras em seu corpo. O amaranto é uma fonte muito rica de proteína e aminoácidos essenciais. Além disso, tanto a proteína quanto o cálcio são altamente biodisponíveis, o que significa que são mais digeríveis do que os mesmos nutrientes em outras sementes e grão. A ingestão do amaranto em flocos favorece o crescimento, a formação óssea e a formação e manutenção do tecido muscular. 2. Apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. As propriedades anti-inflamatórias de peptídeos no amaranto podem aliviar a dor e reduzir a inflamação. Isso é especialmente importante para condições crônicas em que a inflamação prejudica sua saúde, como diabetes, doenças cardíacas e derrames. Os mesmos peptídeos no amaranto que protegem contra a inflamação também podem ajudar a proteger as células de danos que podem levar ao câncer. 3. Mantém a saúde do coração. As fibras e fitonutrientes do amaranto podem diminuir a pressão arterial, de acordo com alguns estudos recentes. Esta semente combate o colesterol, a inflamação e a pressão sanguínea, tornando-a um bom alimento geral para a saúde do coração. 4. Regula a absorção de alimentos. O consumo insuficiente de fibras pode levar à prisão de ventre, inchaço e até aumento do armazenamento de gordura. Adicionar alimentos ricos em fibras, como o amaranto, é uma ótima opção: ele o torna saciado, favorece a digestão e retarda a absorção de açúcares para permitir que o corpo acompanhe a produção de energia.