A spirulina é uma alga que, assim como as plantas, produz energia da luz solar através de fotossíntese. É indicada como uma excelente fonte de minerais, vitaminas, proteínas e aminoácidos, importantes na dieta vegetariana. A spirulina foi consumida pelos antigos astecas, mas tornou-se popular novamente quando a NASA propôs que ela pudesse ser cultivada no espaço para uso dos astronautas. Uma dose diária padrão de spirulina é de 1 a 3 gramas, mas doses de até 10 gramas por dia podem ser usadas com eficácia, de acordo com o benefício à saúde almejado. A spirulina a granel pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas, sucos, vitaminas e iogurtes, entre outras possibilidades.
Benefícios à sua saúde: 1. Ajuda no controle do colesterol. 2. Melhora a performance muscular. 3. Ajuda no controle da glicemia. 4. Ajuda no controle da pressão. 5. Alivia os sintomas de rinite alérgica. 6. Apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
A spirulina é um tipo de alga verde-azulada que cresce em água salgada e doce. Pode ser um dos alimentos mais densos em nutrientes do mundo. A qualidade da proteína na spirulina é considerada excelente - comparável aos ovos. Dá todos os aminoácidos essenciais que você precisa. Uma única colher de sopa (7 gramas) de spirulina em pó seco fornece cerca de 1 grama de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, 4 gramas de proteína, vitaminas B1, B2 e B3, cobre, ferro e pequenas quantidades de magnésio, potássio e manganês.
Benefícios à sua saúde: 1. Ajuda no controle do colesterol. Estudos indicam que o consumo de 1 a 8 g por dia de spirulina pode diminuir os triglicerídeos e o colesterol LDL "ruim" e simultaneamente aumentar o colesterol HDL "bom". 2. Melhora a performance muscular. Estudos sugerem que a dose de 2 a 7,5 g de spirulina por dia spirulina pode proporcionar vários benefícios ao exercício, incluindo resistência aumentada e força muscular aumentada. 3. Ajuda no controle da glicemia. Estudos sugerem que uma dose de 2g por dia de spirulina pode beneficiar pessoas com diabetes tipo 2, reduzindo significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum. 4. Ajuda no controle da pressão. Uma dose de 3,5 a 4,5 g por dia de spirulina incentiva a produção de óxido nítrico e pode levar a níveis mais baixos de pressão arterial, um importante fator de risco para muitas doenças. 5. Alivia os sintomas de rinite alérgica. Estudo clínicos com pacientes de rinite alérgica demonstraram que 2 gramas por dia de spirulina reduziram drasticamente os sintomas como secreção nasal, espirros, congestão nasal e coceira. 6. Apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A spirulina é uma fonte fantástica de antioxidantes, que pode proteger contra danos oxidativos. Seu principal componente ativo é chamado de ficocianina. Esta substância antioxidante também confere à spirulina a sua cor verde azulada única. Um grama de spirulina, diariamente, já provê este benefício. Também o ferro e cobre aumentam o teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos e melhoraram a função imunológica.