A maca é originária dos Andes mais especificamente do Peru, é um vegetal crucífero, portanto, da mesma família do brócolis, couve-flor, repolho, rabanete e agrião. Possui uma longa história de uso culinário e medicinal que antecede o Império Inca. A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo. A raiz é seca e moída, resultando em uma farinha com sabor neutro que pode ser consumida como um complemento ou em preparos prioritariamente frios como sucos, vitaminas, iogurtes e smoothies, acompanhando frutas ou adicionada a cremes, pastas e patês.
Benefícios à sua saúde: 1. Pode aumentar a libido em homens e mulheres. 2. Pode aumentar a fertilidade nos homens. 3. Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. 4. Pode melhorar seu humor. 5. Melhorar o desempenho físico e mental.
O pó da raiz da maca é muito nutritivo e é uma ótima fonte de várias vitaminas e minerais importantes, especialmente vitamina C e cobre. É uma boa fonte de carboidratos, pobre em lipídios e contém uma quantidade razoável de fibras. Além disso, contém vários compostos vegetais, incluindo glucosinolatos e polifenóis.
Benefícios à sua saúde: 1. Pode aumentar a libido em homens e mulheres. O desejo sexual reduzido é um problema comum entre os adultos. Consequentemente, o interesse em ervas e plantas que naturalmente aumentam a libido é grande. A maca tem sido amplamente comercializada como sendo eficaz para melhorar o desejo sexual, e essa afirmação é apoiada por pesquisas, entre as quais uma revisão de 2010 que incluiu quatro estudos clínicos randomizados, com um total de 131 participantes, encontrando evidências de que a maca melhora o desejo sexual após pelo menos seis semanas de ingestão. 2. Pode aumentar a fertilidade nos homens. Quando se trata de fertilidade masculina, a qualidade e a quantidade de esperma são muito importantes. Existem evidências de que a raiz da maca aumenta a fertilidade dos homens. Uma revisão de 2016 resumiu os resultados de cinco pequenos estudos. Mostrou que a maca melhorou a qualidade do sêmen em homens inférteis e saudáveis. Um dos estudos revisados incluiu nove homens saudáveis. Depois de consumir maca por quatro meses, os pesquisadores detectaram um aumento no volume, contagem e mobilidade dos espermatozoides. 3. Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. A menopausa é definida como o tempo na vida de uma mulher em que seus períodos menstruais param permanentemente. O declínio natural do estrogênio que ocorre durante esse período pode causar uma série de sintomas desagradáveis, incluindo ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade. Uma revisão de quatro estudos em mulheres na menopausa descobriu que a maca ajudou a aliviar os sintomas da menopausa. 4. Pode melhorar seu humor. A maca contém compostos vegetais chamados flavonóides, que foram sugeridos como sendo pelo menos parcialmente responsáveis por melhorar o bem-estar e humor, reduzindo o estresse, a depressão e a ansiedade, especialmente em mulheres na menopausa. 5. Melhorar o desempenho físico e mental. Suplementar com maca pode melhorar o desempenho do exercício, principalmente durante eventos de resistência. A presença de flavonóides combate o estresse oxidativo, promove a recuperação de tecidos musculares e deixa seu corpo mais resistente a contusões. No entanto, seus efeitos sobre a massa muscular e força ainda não foram estudados. Algumas evidências indicam que a maca também pode melhorar o aprendizado e a memória.