A farinha de coco é feita a partir de polpa de coco seca e moída. É popular entre os entusiastas de baixo carboidrato e pode ser usada em várias receitas doces e salgadas. Você pode misturá-la a outras farinhas ao fazer pães, panquecas, biscoitos, muffins, massas de pizza, engrossando sopas e no preparo de hambúrgueres vegetais. A farinha de coco tende a absorver mais líquidos do que outras farinhas, por esse motivo, não pode ser usada como um substituto individual.
Benefícios à sua saúde: 1. Mantém os açúcares no sangue estáveis. 2. Promove uma digestão saudável. 3. Melhora a saúde do coração. 4. Ajuda a perder peso. 5. Pode matar vírus e bactérias nocivos.
A farinha de coco tem um perfil nutricional diversificado e pode oferecer uma série de benefícios à saúde. Além de ser muito rica em fibras, a farinha de coco fornece triglicerídeos de cadeia média (TCMs) e ferro à base de planta. Os TCMs são um tipo de gordura ligada a vários benefícios, como perda de peso, proteção contra bactérias e vírus e melhoria da saúde cerebral e cardíaca.
Benefícios à sua saúde: 1. Mantém os açúcares no sangue estáveis. A farinha de coco possui muita fibra, o que pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Os alimentos ricos em fibras ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea. A farinha de coco também possui baixo índice glicêmico, o que significa que os pães e produtos de panificação feitos a partir dela têm menos probabilidade de aumentar os níveis de açúcar no sangue. 2. Promove uma digestão saudável. O alto teor de fibras da farinha de coco também pode beneficiar sua digestão. A maioria de suas fibras é insolúvel, o que aumenta o volume residual e ajuda a mover os alimentos suavemente pelo intestino, reduzindo a probabilidade de constipação. Além disso, a farinha de coco possui pequenas quantidades de fibras solúveis e outras fibras fermentáveis, que alimentam as bactérias benéficas em seu intestino. Por sua vez, essas bactérias produzem ácidos graxos de cadeia curta como acetato, propionato e butirato, os quais nutrem as células intestinais e também podem reduzir a inflamação e os sintomas relacionados a distúrbios intestinais, como doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável. 3. Melhora a saúde do coração. A farinha de coco também pode beneficiar a saúde do coração. Pesquisas mostram que consumir 15 a 25 gramas de fibra de coco diariamente pode ajudar a reduzir os níveis totais de colesterol no sangue em 11%, o LDL (ruim) em 9% e os triglicerídeos no sangue em até 22%. Além disso, a farinha de coco fornece ácido láurico, um tipo de gordura que ajuda a matar as bactérias responsáveis pelo acúmulo de placa nas artérias, associada a doenças cardíacas. 4. Ajuda a perder peso. A farinha de coco pode ajudar a eliminar o excesso de peso, pois oferece fibras e proteínas, dois nutrientes que reduzem a fome e o apetite. Além disso, a farinha de coco contém TCMs, com menor probabilidade de serem armazenados como gordura, porque eles viajam diretamente para o fígado, onde são usados para produção de energia. 5. Pode matar vírus e bactérias nocivos. A farinha de coco é rica em ácido láurico, um tipo de gordura que pode combater certas infecções. Uma vez ingerido, o ácido láurico forma um composto conhecido como monolaurina. Pesquisas em tubos de ensaio mostram que o ácido láurico e a monolaurina podem matar vírus, bactérias e fungos nocivos. Por exemplo, esses compostos parecem especialmente eficazes contra infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus e fungos Candida albicans.