A chia é uma espécie antiga de planta da família da hortelã, cultivada principalmente na América Central e do Sul. Antioxidante e nutritiva, a chia tem um sabor suave e pode ser adicionada a muitas receitas sem alterar o sabor, a exemplo de iogurtes, em saladas ou mesmo em molhos, além, é claro, de ser misturada a massas feitas com farinhas diversas no preparo de pães, bolos, entre outros.
Benefícios à sua saúde: 1. Reduz o açúcar no sangue. 2. Aumenta a função mental. 3. Promove energia e resistência. 4. Fortifica os ossos.
A farinha de chia é rica em ácidos graxos ômega 3, proteínas, fibra alimentar, antioxidantes e muitas vitaminas e minerais, especialmente cálcio. A chia é conhecida por conter o mais alto nível de ômega-3 disponível em qualquer fonte vegetal cultivada. A aplicação de sua farinha na culinária reduz os níveis de gordura saturada e aumenta os níveis de gordura poliinsaturada, produzindo produtos com as características de alimentos funcionais.
Benefícios à sua saúde: 1. Reduz o açúcar no sangue. A farinha de chia pode diminuir o aumento de açúcar no sangue quando inserida em alimentos ricos em carboidratos, melhorando a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico. Sua combinação de nutrientes é perfeita para níveis saudáveis de açúcar no sangue e energia sustentada. Uma dieta que inclua farinha de chia é um poderoso combatente para diabetes, doenças cardíacas e síndrome metabólica. 2. Aumenta a função mental. A chia é rica em ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes protetores, como quercetina, ácido cafeico e clorogênico. Essas gorduras essenciais e antioxidantes produzem membranas celulares que são mais flexíveis e eficientes. Membranas celulares mais saudáveis ??resultam em sistemas de entrega de nutrientes mais eficientes e processos de transmissão nervosa mais rápidos. Isso melhora a função cerebral, incluindo memória e concentração. 3. Promove energia e resistência. Os maias e astecas originalmente usavam sementes de chia por seus benefícios de energia e resistência. Os guerreiros e atletas costumavam consumir um gel de semente de chia antes de seus eventos para manter energia e resistência. Tal como a semente, a farinha de chia é tão eficaz quanto as bebidas energéticas na promoção do desempenho atlético. 4. Fortifica os ossos. A farinha de chia é rica em vários nutrientes importantes para a saúde dos ossos. Isso inclui cálcio, fósforo, magnésio e proteína, em concentrações próximas à maioria dos produtos lácteos, comparada a proporção grama por grama e, portanto, é uma excelente fonte de cálcio para as pessoas que não comem laticínios.