O cacau alcalino é o cacau processado para a retirada de sua acidez original. Possui sabor mais suave e a cor mais pronunciada do que o cacau puro, além de ser mais fácil para misturá-lo com outros ingredientes, pois absorve líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural. O cacau alcalino, então, geralmente é mais utilizado para bebidas achocolatadas, caldas e cremes. No preparo de receitas sólidas, atente se a receita pede cacau natural ou alcalino; na dúvida, não utilize cacau alcalino com bicarbonato, pois este também é alcalino e irá estragar o sabor: neste caso, substitua o bicarbonato por fermento.
Benefícios à sua saúde: 1. Protege as células de radicais livres. 2. Melhora o humor. 3. Regula o intestino. 4. Faz bem ao coração. 5. Beneficia pessoas com diabete.
Durante séculos, o cacau é conhecido não apenas como um ingrediente importante para propiciar sabor aos alimentos, mas também está associado com potenciais benefícios à saúde. O grande destaque dentre os nutrientes do cacau reside nos seus polifenóis, conhecidos por seus efeitos antioxidantes. O pó do cacau conserva os polifenóis dos grãos, concentrando flavonoides, taninos, ácidos fenólicos e antocianinas, com efeitos positivos no antienvelhecimento, na regulação da pressão arterial e na prevenção à aterosclerose.
Benefícios à sua saúde: 1. Protege as células de radicais livres. O cacau é considerado o alimento que possui maior quantidade de antioxidantes, protegendo nossas células contra o ataque de radicais livres e prevenindo doenças. A ingestão de cacau inibe a oxidação do colesterol LDL (ruim), evitando a aterosclerose e o acúmulo de placas gordurosas nas artérias. Também as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos flavonoides atrasam ou reduzem o aparecimento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. 2. Melhora o humor. O cacau é fonte de feniletilamina, que atua no sistema nervoso central, e de triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar. Também é fonte de dopamina, que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer. 3. Regula o intestino. O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois seus flavonoides servem como alimento para as bactérias probióticas, cuja atividade beneficia o intestino. 4. Faz bem ao coração. Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes, o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular, auxilia no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial. 5. Beneficia pessoas com diabete. A epicatequina, um tipo de flavonoide presente no cacau, fortalece a sinalização da insulina, melhorando os efeitos do hormônio. Uma dieta rica em cacau pode ser benéfica para diabéticos, já que a epicatequina aumenta a sensibilidade à insulina.