A Pata de Vaca é nativa das florestas tropicais do Brasil, Peru, Argentina e Paraguai, onde tem uma longa história de uso pelas tribos indígenas. Embora os usos tradicionais desta erva não estejam bem documentados, há relatos de que ela foi usada para diarreia, como diurético e adstringente. No entanto, nos últimos 60 anos, tem sido amplamente utilizado na Fitoterapia Brasileira para equilibrar o açúcar no sangue em diabéticos e aliviar outros sintomas do diabetes, incluindo distúrbios renais e problemas urinários.
Benefícios à sua saúde: 1. Tem propriedade hipoglicêmica. 2. Possui efeito diurético.
Os principais fitoquímicos na Pata de Vaca incluem astragalin, bauhinoside, beta-sitosterol, flavonoides, glicosídeos, guanidina, heteroglicosídeos, kaempferitrina, ácidos orgânicos, quercitrosídeos, ramnose e saponinas. Estes fitoquímicos podem ser absorvidos por meio de chá. Mergulhe 20 gramas de folhas secas em um bule de água e ferva. Recomenda-se beber 1 xícara de chá 2-3 vezes ao dia.
Benefícios à sua saúde: 1. Tem propriedade hipoglicêmica. A atividade hipoglicêmica (redução do açúcar no sangue) da Pata De Vaca foi constatada em modelos animais e humanos. De fato, é tão eficaz no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue que alguns herbalistas a chamam de "insulina vegetal". A Pata de Vaca continua a ser um medicamento natural popular na América do Sul para diabetes, e pesquisas clínicas apoiam seu uso. 2. Possui efeito diurético. Estudos preliminares indicam que a Pata De Vaca pode ajudar a aliviar e prevenir a formação de pedras nos rins. Além disso, seus fitoquímicos têm um efeito diurético, aumentando a micção.