O guaraná ou Paullinia cupana é uma planta trepadeira nativa da Amazônia. Suas sementes, que se assemelham ao tamanho dos grãos de café, são pulverizadas para produzir o extrato de guaraná em pó, de sabor amargo. As tribos da Amazônia usam o guaraná há séculos por suas propriedades terapêuticas, como afrodisíaco, estimulante e tônico.
Benefícios à sua saúde: 1. Rico em antioxidantes. 2. Tem propriedades antibacterianas. 3. Pode reduzir a fadiga e melhorar o foco. 4. Pode ajudá-lo a aprender melhor. 5. Pode favorecer a perda de peso. 6. Pode aliviar a diarreia crônica e tratar a constipação. 7. Pode melhorar a saúde do coração.
O guaraná contém uma impressionante variedade de estimulantes, como cafeína, teofilina e teobromina. Também possui antioxidantes, como taninos, saponinas e catequinas. Quando se trata de seu perfil antioxidante, o guaraná é semelhante ao chá verde. Em termos de cafeína, a semente do guaraná é de 4 a 6 vezes mais potente que os grãos de café.
Benefícios à sua saúde: 1. Rico em antioxidantes. O guaraná contém cafeína, teobromina, taninos, saponinas, catequinas e outros compostos que possuem propriedades antioxidantes. Estudos em animais e tubos de ensaio sugerem que o guaraná pode proteger contra danos no DNA, suprimir o crescimento de células cancerígenas e até desencadear a morte de células cancerígenas. 2. Tem propriedades antibacterianas. O guaraná contém compostos que podem inibir ou matar bactérias nocivas, como E. coli, que vive no intestino de humanos e animais, e Streptococcus mutans, uma bactéria que pode causar placas dentárias e cáries. 3. Pode reduzir a fadiga e melhorar o foco. O guaraná é rico em cafeína, o que pode reduzir a fadiga e melhorar o foco. A cafeína bloqueia os efeitos da adenosina, um neurotransmissor que faz você se sentir sonolento e relaxado. No entanto, ao contrário do café, os compostos do guaraná são liberados lentamente, fornecendo energia duradoura. 4. Pode ajudá-lo a aprender melhor. O guaraná pode melhorar sua capacidade de aprender e lembrar. Estudos relataram que as pessoas que receberam guaraná prestaram mais atenção às suas tarefas e as concluíram mais rapidamente, apresentando rendimentos superiores no desempenho da memória e dos testes. 5. Pode favorecer a perda de peso. O guaraná contém cafeína, que pode ajudar na perda de peso, aumentando o metabolismo. Também foi indicado como capaz de suprimir genes que auxiliam a produção de células de gordura e promover genes que a retardam. 6. Pode aliviar a diarréia crônica e tratar a constipação. Os taninos no guaraná podem aliviar a diarréia, impedindo a perda de água. Enquanto isso, a cafeína no guaraná pode aliviar a constipação, estimulando contrações no intestino e no cólon que empurram o conteúdo em direção ao reto. 7. Pode melhorar a saúde do coração. O guaraná pode ajudar a saúde do coração, melhorando o fluxo sanguíneo e prevenindo coágulos sanguíneos, devido à atividade agregadora antiplaquetária promovida pela cafeína e catequinas. Também pode reduzir o acúmulo de placa nas artérias e, assim, diminuir a oxidação do colesterol LDL “ruim”.