A catuaba é uma árvore de crescimento vigoroso, com casca escura e aromática. É originária do norte brasileiro, como espécie típica da floresta amazônica. Da catuaba se aproveitam as cascas, com as quais se prepara chá, considerado um estimulante do sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas, já conhecidas pelos índios tupis há alguns séculos.
Benefícios à sua saúde: 1. Auxilia o tratamento da depressão. 2. Apoia as capacidades cognitivas. 3. Atua sobre o Sistema Nervoso Central. 4. Aumenta a libido. 5. Estimula vigor e disposição.
A casca da catuaba é composta por vários fitoquímicos: cumarinas, taninos, flavanolignanas, esteroides e saponinas. Os fitoquímicos possuem efeitos biológicos positivos sobre a saúde humana, muitos deles com ação antioxidante e de estimulação do sistema imunológico. As substâncias antioxidantes atuam em diferentes níveis na proteção do organismo, interceptando os radicais livres e evitando danos à integridade celular. Os fitoquímicos da casca da catuaba também afetam positivamente o Sistema Nervoso Central, combatendo a fadiga mental, depressão, impotência sexual e condições relacionadas à idade.
Benefícios à sua saúde: 1. Auxilia o tratamento da depressão. A catuaba é útil no tratamento da depressão e é uma boa opção quando outros tratamentos mais comuns falham. A catuaba atua sobre a dopamina em vez da serotonina, que é o mecanismo de ação mais comum para a maioria dos antidepressivos. Em vários estudos, demonstrou-se que a catuaba fornece um nível de eficácia semelhante à fluoxetina e à erva de São João na depressão. 2. Apoia as capacidades cognitivas. Os fitoquímicos da casca da catuaba podem favorecer a suplementação dos metais cobre, ferro e zinco, combatendo a falta de memória ou esquecimento. 3. Atua sobre o Sistema Nervoso Central. Os fitoquímicos da casca de catuaba possuem propriedades analgésicas e estimulantes, sendo empregados para a melhoria de condições adversas com foco neural, incluindo insônia, hipocondria e dor relacionada ao sistema nervoso central (como ciática e neuralgia). 4. Aumenta a libido. O benefício mais associado popularmente à casca da catuaba é o de seu uso como estimulante afrodisíaco e da libido para homens e mulheres, especialmente como coadjuvante no tratamento de disfunções sexuais masculinas de todos os tipos, provavelmente relacionadas à ação dopaminérgica dos fitoquímicos. 5. Estimula vigor e disposição. Porque os fitoquímicos favorecem a suplementação de metais, o chá da casca de catuaba também combate a astenia (cansaço e fraqueza muscular), estimulando vigor e disposição.